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segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Como vai ficar o novo aeroporto da Copa 2014 em MT

Infraero destinará R$ 6 milhões para o início das obras de licitação.
Aeroporto passará a ter capacidade para 5 milhões de passageiros por ano.

Ericksen Vital Do G1 MT 

Uma maquete eletrônica divulgada pela Infraero revelou preliminarmente como vai ficar o novo Aeroporto Internacional Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, depois das reformas e ampliações. A obra do aeroporto será uma principais do estado para os jogos da Copa do Mundo 2014 que tem a capital como uma das 12 cidades-sedes.
Até o próximo dia 10 de janeiro, o governo do estado deve dar início ao processo licitatório para a construção do prédio administrativo e a autorização para as demolições necessárias no aeroporto. Na última terça-feira (27), o governador Silval Barbosa e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, assinaram um Termo de Convênio para a realização da primeira etapa da obra definitiva do aeroporto. Os serviços têm início previsto para abril de 2012 e prazo de execução de seis meses. A Infraero vai destinar o valor de R$ 6 milhões para o início das obras de licitação.
No vídeo produzido em 3D, a Infraero mostrou a atual dificuldade de estrutura física do aeroporto para receber um número elevado de passageiros e, também o problema em relação ao número reduzido de vagas no estacionamento.
Aeroporto de Várzea Grande em 2014 (Foto: Reprodução Arte da Infraero)Ilustração mostra o Aeroporto Marechal Rondon após as reformas para Copa 2014 Foto (Reprodução Arte da Infraero)
Na sequência, a maquete eletrônica revelou como irá ficar o novo aeroporto que, após as reformas, terá estrutura moderna, estacionamento amplo com 400 vagas, quatro pontes para receber os passageiros, larga via de acesso nas imediações e também a previsão de como ficará o VLT (triho escolhido como transporte público coletivo) que passará ao lado do aeroporto. A licitação do VTL deverá ser lançada no próximo dia 15 de janeiro.

A produção também aponta, por exemplo, alguns prazos das obras, como 150 para a construção do edifício administrativo e 165 dias para a construção do novo estacionamento. Com a ampliação definitiva, o aeroporto terá capacidade para receber 5 milhões de passageiros por ano.
Primeira etapa
Segundo o governo do estado, a primeira etapa da segunda fase das obras de reforma e ampliação do aeroporto da capital mato-grossense, que tiveram início com a construção do Módulo Operacional Provisório (MOP), conta com investimento de R$ 6,21 milhões da Infraero para realização das obras e a fiscalização dos serviços, enquanto o Governo do Mato Grosso realizará a licitação e contratação das obras, além de participar da fiscalização dos serviços.
Segunda etapaAinda para o mês de fevereiro está prevista a segunda etapa da segunda fase das obras definitivas, quando outro Termo de Convênio será assinado para a reforma e ampliação do terminal de passageiros e estacionamento público e obras complementares.
As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deverão estar prontas até dezembro de 2013, ao custo de R$ 82 milhões. A meta é que, ao final da expansão, a área do terminal passe de 3.354m² para 7.740m², e a capacidade aumente de 1,9 para 5,7 milhões de passageiros ao ano.

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